12 dicas para sair do sedentarismo

Dia do Desafio é celebrado anualmente na última quarta-feira do mês de maio.

O principal objetivo desta data é motivar a população a prática de atividades físicas, seja para melhorar a saúde física como também a mental. Mas, não é só no dia do desafio que você precisa lembrar que precisa largar o sedentarismo.

É necessário você ter força de vontade e mudar sua rotina aos poucos, até se tornar um hábito. Apenas 15 minutos de duas a três vezes por semana são o suficiente para dar um basta no sedentarismo.

Veja algumas dicas (vale para todos os dias) que separamos para você, lá vai uma forcinha!

1.Deixe o carro em casa apenas um dia e vá de bicicleta ou a pé ao trabalho: parece difícil, mas faça isso em um único dia e você vai ver como valeu a pena.

 

2.Ofereça o seu lugar a alguém: no transporte púbico, na sala de espera ou em qualquer outro local. Você não precisa estar no banco preferencial para isso;

 

3.Utilize a escada ao invés do elevador. Experimente subir alguns lances de escada e exercitar suas pernas. Seu fôlego vai melhorar e suas pernas ficarão mais fortes.

 

4.Ande de bicicleta. Andar de bicicleta melhora a qualidade de vida, além de exercitar seu corpo e melhorar seu condicionamento físico.

 

5.Caminhe. Caminhar é de graça. Experimente descer no ponto de ônibus anterior ao que você normalmente desce ou troque o carro por uma caminhada até o mercado.

 

6.Visite pessoas no seu trabalho. Ficar sentado muito tempo não faz bem a ninguém, então eventualmente passeie pelo escritório para esticar as pernas e movimentar o corpo.

 

7.Levante do sofá nos intervalos da novela ou filme. Quando entrar o comercial, levante-se e faça alguma coisa: ande pela casa, vá até a cozinha, isso ajudará a acelerar o metabolismo.

 

8.Faça suas tarefas domésticas dançando. Além de mais divertido, você aumenta o gasto calórico.

 

9.Alongue-se. O alongamento produz uma sensação boa e é ótimo para o corpo. Em casa ou no trabalho, levante e estique-se de tempos em tempos.

 

10.Levante seus pés. Sente-se em uma cadeira firme e erga uma perna devagar, até ela ficar paralela ao chão. Mantenha a posição por alguns segundos e abaixe lentamente. Repita com a outra perna. Aos poucos, vá aumentando as repetições.

 

11.Aproveite os materiais que você tem casa. Garrafas pets com areia ou água são excelentes pesos! Você pode usá-las para trabalhar a resistência dos braços.

 

  1. Faça algo por você. Antes de tentar salvar o mundo, faça algo de que você goste. A mudança começa por você. Isso irá te manter inspirado para os desafios do dia a dia.

 

Eai, quais desafios você mais gostou? Conta pra gente! Não esquece de compartilhar com os seus amigos.

Vote