5 dicas para se concentrar na leitura

Leitura em áudio:

 

Com tantas “distrações” – TV, rádio, internet, telefone… – fica fácil não dar a devida atenção à leitura e interpretá-la como perda de tempo. Se você não lê tanto quanto gostaria e acha que pode aproveitar melhor o tempo que sobra na companhia dos livros, saiba que não está sozinho! Esses sentimentos, que fazem parte da vida de quase todo leitor, podem ser minimizados adotando-se rotinas simples para ler mais, veja só essas dicas!

1.Você não vai virar um grande leitor da noite pro dia

Antes de tudo, cuide do seu estado mental e tenha noção de que estudar bem é um processo que melhora de um dia para o outro. Então se hoje você não se julga muito bom, talvez daqui a uma semana a coisa esteja melhor.

2.Desligue TUDO!

Não tem como querer se concentrar com o computador, o rádio e a TV ligados e batendo papo via whats  não é mesmo? Para manter o foco na leitura é necessário “esquecer” de tudo isso por um instante e prestar atenção apenas no que se lê. Assim, a leitura fica muito mais prazerosa.

 3.Leia diferentes tipos de livro simultaneamente

Revezar-se entre um romance, um livro de não-ficção e outro de poemas, por exemplo, ajuda muito sua lista de leituras a girar mais rápido. Tendo mais de uma opção, você evita postergar a hora de ler por não estar com vontade de um livro específico em determinado momento.

4.Priorize os livros

Quantas vezes você está com tempo livre e, sem perceber, pega o celular ou fica trocando de canal na televisão, sem estar realmente interessado no conteúdo que está consumindo? Repensar essas atitudes automáticas é o primeiro passo para fazer da leitura um hábito no lugar delas.

5.Fixe o conteúdo

Sabia que 50% do que você ouve fica gravado em sua memória por apenas três dias? É por isso que, se você quer fixar um conteúdo em sua cabeça, o ideal é fazer anotações e revisões com frequência – quando fazemos isso, a porcentagem sobe para 90% durante os mesmos três dias. Já as revisões e anotações fazem com que 70% dessas informações fiquem gravadas em nossa mente para sempre.

 

E aí, o que achou dessas dicas para leitura? Tem alguma técnica de concentração e aprendizagem infalível que você usa sempre? Conte para a gente nos comentários!

 

Vote