7 dicas para eliminar a procrastinação

Para entender esse post, você precisa saber o que é a Procrastinação! 

 

Leitura em áudio:

 

Temos a tendência ruim de procrastinar cada vez mais e com isso, nossos dias não são mais produtivos e nos prejudicam. O importante é conhecer as dicas para eliminar a procrastinação desde já!

 

Dicas para eliminar a procrastinação

 

1- Comece o dia Motivado

Se você acordar motivado todos os dias para cumprir suas atividades.

A motivação como hábito diário se torna comum e muito eficiente quando praticada logo pela manhã.

Quando você pratica e tem como hábito a motivação logo pela manhã, tem energia e disposição para cumprir o que tem de ser feito, evitando adiar ações importantes.

 2- Evite distrações

As distrações são um grande perigo diário que pode acabar com qualquer atividade programada.

Você precisa identificá-las e depois eliminar de uma vez por todas. Enquanto ainda estiver distraído, por exemplo, com whatsapp, facebook, pessoas, e etc. Sempre deixará alguma tarefa para trás, o que não é nada bom para você.

Se você realmente deseja eliminar a procrastinação de sua vida, evite qualquer distração que impeça a realização das atividade diárias.

3- Aplicativos para regular o tempo nas redes sociais

Há alguns aplicativos que contabilizam as horas que você passa no celular ou em redes sociais, como o Menthal, Forest e Freedom. Em alguns, você determina o tempo que quer gastar usando o celular, e o app envia uma notificação quando o período é estourado.

A ideia é te ajudar a identificar quantas horas você gasta olhando a telinha para te fazer refletir sobre a quantidade de coisas que poderiam ter sido concluídas naquele espaço de tempo.

Outra sugestão é colocar o aparelho em modo avião ou no silencioso enquanto você realiza suas tarefas principais. Isso evita o barulho das notificações e controla o impulso constante de conferir o que está acontecendo nas redes sociais.

 

4- Organize-se

A organização de seus dias deve constar como prioridade. Ser organizado tem inúmeros benefícios e um dele é evitar a procrastinação, assim aumentando também a sua produtividade.

De nada adianta querer fazer muitas coisas sem ordem, sem planejamento. As atividades vão se perdendo ao longo do dia e pode ter certeza que ao deitar no travesseiro, sua mente estará bem preocupada por não ter realizado nem a metade que gostaria.

Planeje seus dias – Organize suas ideias – Tenha objetivos.

5- Lembre dos seus objetivos

Depois de planejar e de enumerar suas metas e objetivos. Procrastinar se torna um risco muito pequeno e quase nulo.

Você irá realizar as atividades importantes que trarão resultados para seus objetivos. E ainda mais se estiver alinhado com seus maiores sonhos de vida! Pois se vão acontecer ou não dependem exclusivamente de você, por isso, não deixe as atividades relevantes para amanhã.

6- Se comprometa a realizar

Muitos estudos já foram realizados para evitar a procrastinação e um dos mais importantes e eficazes nos diz que é ideal colocar um prazo.

Seja específico em cada atividade importante do dia com data e hora para cada uma delas, pois escrever uma lista apenas não adianta.

Quando você coloca um prazo certo e possível, sua produtividade aumenta e não há procrastinação. Pois existe um direcionamento para sua mente e você se compromete mais diretamente aquela atividade.

7-Faça as tarefas mais complicadas primeiro

O nosso cérebro tende a permanecer na zona de conforto e, por isso, muitas vezes escolhemos afazeres menos relevantes para resolver primeiro ou enrolamos com mil abas no computador. Essa fuga nos traz pequenas sensações de recompensa e prazer, adiando a tensão que sabemos que iremos sentir ao resolver um problemão.

Esse adiamento aumenta a nossa ansiedade, nos deixam preocupados por mais tempo e não resolve os nossos problemas. Ou seja, faça o mais complexo primeiro e livre sua mente dessa preocupação. Isso te fará sofrer por menos tempo e produzirá uma sensação de recompensa muito maior.

 

leia também: Saúde do corpo e da mente

 

Você é um procrastinador?! Comente se esse post de ajudou, e compartilhe com quem você acha que precisa ler!

Vote