8 dicas para curtir o carnaval com o corpo saudável

Leitura em áudio:

 

Para garantir que vai aproveitar ao máximo o carnaval é importante ter alguns cuidados, como usar uma fantasia arejada e passar bastante protetor solar, tentando evitar problemas como desidratação, insolação, crises de hipoglicemia ou pressão baixa, que são comuns durante estes dias de festa. Por ser uma festa cheia de música, desfiles, blocos, diversão e muita alegria, é preciso que os foliões estejam super preparados para gastar toda energia.

Para que você aproveite cada segundo desta alegria, preparamos essas dicas essenciais. Confira!

1.Não beber em excesso:

Parece óbvio, mas não beber em excesso vai evitar que fique muito bêbado e também que fique de ressaca. A ressaca pode acabar prejudicando o dia seguinte e o excesso de álcool vai deixar você mais desinibido, aumentando as chances de você tomar más decisões, como ter relações sexuais desprotegidas. Dê atenção a esses cuidados!

2.Hidrate-se:

É verão! Sol intenso, altas temperaturas e com isso nosso corpo precisa de alguns cuidados com a hidratação: Durante a folia não podemos esquecer de ingerir líquidos, é fundamental para que o corpo aguente brincar sob sol. Portanto, beba muita água mineral, água de coco, sucos naturais da fruta e bebidas isotônicas para repor os minerais perdidos na folia.

Se exagerou e acordou mal no outro dia, uma dica é se hidratar, alimentar-se de forma correta e comedida, evitando o consumo de bebidas alcoólicas.

3.Lanches leves e nutritivos:

Sanduíches de frios são boas opções para lanche e para nutrir o corpo. Sanduíche de queijo branco, ricota, cottage, peito de peru ou requeijão, dentre outros caem muito bem para o carnaval. Além de serem saborosos, vão fornecer carboidratos e proteínas para o corpo.

Carregue sempre com você barrinhas de cereais ou frutas secas, elas são práticas e ótimas fontes de energia.

4.Refresque-se:

Procure alternativas saudáveis para amenizar os efeitos das altas temperaturas no corpo durante o carnaval. Picolés ou sacolés de frutas naturais, estão em alta neste verão! São saudáveis, desde que sejam de fruta natural, proporcionam saciedade e ajudam a aliviar o calor, além de serem fonte de vitaminas e fibras.

5.Não se esqueça de consumir proteínas:

As carnes são essenciais para fornecerem energia para os quatro dias de carnaval. Prefira as carnes brancas como peixe e frango. A digestão de carne vermelha é mais lenta e são mais gordurosas.

6.Abuse das saladas:

São pratos refrescantes, saborosos e ajudam a manter equilibrada a saciedade por mais tempo. As saladas são ricas em vitaminas, sais minerais e fibras alimentares. Também são excelentes para qualquer época do ano, principalmente os dias de calor e folia. Além disso, são rápidas de preparar, só devemos ter cuidado na hora de higienizar as folhas e verduras que vamos utilizar.

7.Evitar sair durante as horas de maior calor:

Brincar no carnaval na rua logo de manhã cedo, antes da 10 horas e só depois das 16 horas, vai evitar a exposição ao sol mais forte, reduzindo as chances de queimaduras solares e desidratação. Tal como na praia, estas horas de maior calor devem ser evitadas e passadas em casa ou em algum local abrigado e arejado se possível.

No caso de crianças, é muito importante passar sempre protetor solar e verificar periodicamente a temperatura da criança, evitando a sua exposição direta ao sol e grandes multidões.

 8.Evitar ficar muito perto das caixas de som:

Para festejar o carnaval uma boa musica pode ser tudo o que é preciso, porém as caixas de som distribuídas pelos locais de festa necessitam de emitir o som muito alto para que todos possam ouvir, o que as torna um perigo para a sua saúde auditiva. Por isso, aproveite, feste, sambe e dance muito, mas sempre bem longe das caixas de som.

Dica extra: Se tem crianças e elas vão também para o carnaval, é importante que tome alguns cuidados e precauções como:

Coloque uma pulseira de identificação na criança, com o seu nome, nome do seu filho e o número de telefone e celular, pois o carnaval é uma grande festa, e vocês podem se perder;

Evite que bebê e crianças estejam perto de ‘guerras de confetes’, pois estes podem facilmente entrar para a boca ou nariz, o que pode até mesmo causar sufocamento;

Recorde ao seu filho de que é muito importante não falar com estranhos ou aceitar comida ou bebida de pessoas que não conhece.

Confira a programação do Carnaval em Maricá. 

Eai, você também tem dicas para o carnaval? Conta pra gente nos comentários!

Vote