A importância da leitura para sua vida profissional e pessoal

Leitura em áudio:

 

Tanto a leitura quanto a escrita são práticas sociais de suma importância para o desenvolvimento da cognição humana.

Ambas proporcionam o desenvolvimento do intelecto e da imaginação, além de promoverem a aquisição de conhecimentos.

Dessa maneira, quando lemos ocorrem diversas ligações no cérebro que nos permitem desenvolver o raciocínio.

Livro, leitor digital, gibis, jornais ou revistas, não importa em qual ferramenta, somente o simples ato da leitura é uma das oportunidades mais democráticas e acessíveis de desenvolvimento pessoal e profissional. É por meio dela que a pessoa se desliga do mundo real, quebra as fronteiras da imaginação e descobre novos universos sem sequer sair do lugar.

Encontrar um tempo para ler é um processo que permite a expansão de si mesmo, criando a abertura para infinitas. Um leitor assíduo tem mais chance de absorver mais conhecimento, incentivando a sua própria evolução pessoal e profissional, do que aquele que não tem interesse em se desenvolver através desta, que é uma das formas mais eficientes de agregar valor à sua atuação, bem como à sua performance, dentro e fora do trabalho.

Entenda melhor a importância da leitura em nosso dia a dia e no quanto ela nos ajuda a alcançar novos patamares, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional.

A leitura e sua importância para o nosso desenvolvimento na vida

Compreender os motivos que fazem com que a leitura seja algo tão importante em nossa vida, faz com que o processo de torná-la um hábito seja mais fácil, principalmente para aqueles que não tem tanta proximidade com os livros, jornais, revistas, artigos na internet, e-books, entre muitos outros meios, que contribuem para o crescimento e a expansão de nossos conhecimentos e do nosso universo interior.

Senso crítico mais apurado

Quando desenvolvemos o hábito da leitura, independentemente de que tipo de leitura estejamos falando, desenvolvemos e apuramos também o nosso senso crítico. Isso quer dizer que passamos a analisar de forma mais racional e inteligente os fatos que acontecem ao nosso redor, sem nos deixar levar pela opinião alheia, evitando, assim, nos tornarmos pessoas alienadas, que não conseguem formular opiniões, conceitos e dar sugestões por conta própria.

Expansão do vocabulário

Outro grande motivo, que faz com que a leitura seja verdadeiramente importante em todos âmbitos de nossa vida, é o fato de que ela nos ajuda a conhecer novas palavras e termos, tornando, assim, o nosso vocabulário ainda mais amplo e rico. Com isso, temos cada vez mais desenvoltura e somos melhor compreendidos em todas as nossas formas de nos expressarmos, ou seja, na oratória e também na escrita.

Melhora significativa na escrita

A escrita melhora à medida que nos permitimos ir além e desenvolvemos o hábito constante da leitura. Acredito que este seja um dos pontos que fazem com que ler seja verdadeiramente importante.

É notável a dificuldade que muitas pessoas têm de se expressar e, principalmente, escrever de forma correta em nosso país, ou seja, sem erros ortográficos ou gramaticais. Obviamente que muito disso tem a ver com o nosso sistema educacional, que por si só é falho e que nem todos têm acesso.

Comente o que achou do post!

 

Vote