Além do teste vocacional- 8 Dicas para escolher sua profissão

Leitura em áudio:

Encontrar a profissão perfeita não é nada fácil. Sua mãe, seu tio e seus vizinhos têm uma característica em comum nisso: todos te perguntam o que você quer fazer da vida.

Não adianta surtar para escolher um curso, porque você vai mudar muito ainda.

Sim, nós estamos em constante mudança e nossos gostos e personalidade evoluem. Por isso, o que nós precisamos, acima de qualquer vontade da família ou da sociedade, é gostar do que fazemos mesmo que isso se transforme ao longo dos anos.

E para te ajudar a se enxergar melhor, preparamos 8 dicas!

1-Conheça as vocações

Escolher uma profissão é uma tarefa que exige um mínimo de conhecimento das diversas oportunidades que encontramos nas diferentes áreas profissionais, além do autoconhecimento, ter a certeza da vocação a seguir é ainda mais difícil. O primeiro passo para o discernimento vocacional  é conhecer os tipos as vocações.

2-Faça uma auto-avaliação

Reflita sobre os seus questionamentos. Você precisa ter uma noção dos seus valores, ideais, interesses, habilidades e etc. Muitas vezes a resposta está bem nítida à nossa frente, nós só não estamos atentos para percebê-la.

3-Identifique qual vocação te chama a atenção

Ter uma lista sua, baseada principalmente nos seus interesses e metas pessoais. Conhecendo um pouco sobre cada umas das vocações, certamente uma delas vai brilhar mais aos seus olhos, por isso,  esteja atento ao seu coração.  Pense cuidadosamente em como seria sua vida em cada uma dessas vocações. Perceba de que maneira você se sentiria realizado.

Há uma maneira simples e efetiva de inserir suas habilidades em quatro vertentes. Pegue um papel e escreva:

aquilo que você gosta, mas não se vê fazendo;

aquilo que você não gosta e não se vê fazendo;

aquilo que você não gosta, mas toparia fazer;

aquela carreira que você gosta e se vê fazendo.

4-Saiba o que você não quer para a sua vida

Ter uma lista das coisas que você não quer também ajuda muito! Se você não quer de jeito nenhum trabalhar aos domingos, por exemplo, você pode excluir de cara carreiras que te obrigariam a isso.

Às vezes, quando não sabemos exatamente o que queremos, devemos começar pelo que não queremos. É um bom direcionamento!

5-Converse com outras pessoas

Se você está na dúvida sobre alguma carreira ou profissão, converse com alguém que trabalha com isso. O ideal é conversar com mais de uma pessoa, para formar um perfil mais abrangente do assunto.

Pergunte o que eles gostam e o que não gostam na carreira, como conseguem conciliar com a vida pessoal, sobre suas realizações, aspirações, receios… Assim você consegue ter uma noção melhor do trabalho, o que irá te ajudar a decidir se ele é certo para você.

6-Tenha clareza nos seus objetivos

Mesmo que eles sejam em curto prazo, porque todos nós sabemos que isso pode mudar. Mas saiba onde você quer chegar com a sua escolha. Mesmo que o seu objetivo seja, a princípio, ter a primeira experiência no mercado de trabalho. Ter isso definido em mente logo no princípio já direciona suas decisões e ajuda no processo de escolha.

7-Não tenha medo de se arriscar

Se os resultados da sua auto-avaliação, e dos testes vocacionais que você fez, te levam a um caminho ainda não explorado, ou mesmo desconhecido, não se limite! Nunca é tarde para explorar uma nova carreira.

O importante é buscar o melhor para você, e se jogar na linha de fogo faz parte do processo As melhores conquistas vêm exatamente dos momentos em que nos desafiamos e saímos da nossa zona de conforto. O resultado pode ser surpreendente.

8-Ponha a mão na massa

Não tem jeito, a única maneira infalível de saber se um trabalho é ideal para você é ir lá e fazer. Só assim você terá certeza se encontrou ou não o emprego certo.

Dizer para si mesmo “pronto! já sei qual é minha vocação, já sei por onde trilhar  não é fácil.  Mas é preciso proclamar para si mesmo a decisão que tomou.

Chegou então a hora de tentar! Escolha feita, se jogue, se dedique e dê o melhor de si. E não se preocupe se não acertar logo de cara. Recomece. A vida é feita disso!

Eai, o que achou do post?! Comenta ai!

Vote