Como montar seu plano de estudos

 

Quando devo estudar? Quanto tempo estudo cada matéria? Essas dúvidas acabam paralisando os estudantes que deixam de fazer o plano de estudo, e ele é essencial para que os estudos tenham resultado.

Além dessas dúvidas, existe outro problema que é a montagem de um plano de estudos que esteja de acordo com a realidade, pois muitos estudantes ou concurseiros montam planos de estudos que não conseguem seguir.

Para te ajudar, criamos esse post com 6 dicas de como montar seu plano de estudos! Continue lendo.

 
1- Defina um foco
Saber qual área e cargo é o primeiro passo para a caminhada.
Estabeleça objetivos de curto e de longo prazo para seus estudos. Será mais fácil administrar bem seu tempo se você colocar seus objetivos em perspectiva e identificar áreas nas quais focar.

– Objetivos de curto prazo incluem passar em uma prova durante a semana, terminar um artigo em duas semanas ou memorizar uma apresentação em até dez dias. Para tais projetos, divida suas tarefas por dia.
– Objetivos de longo prazo incluem passar no vestibular de certa faculdade, ganhar uma bolsa ou conseguir um determinado emprego ou estágio. Nesses casos, divida seus objetivos para atingi-los depois de semanas ou meses.

Não perca de vista o prazo máximo de cumprimento de tais objetivos. Anote a data limite de cada projeto e calcule quantos dias, semanas e meses faltam para alcançá-la.

 
2- Definina sua rotina diária
Tudo começa com um olhar sobre sua rotina, como estão suas horas? Esse é o momento de descobrir quanto tempo você tem disponível para estudar. Também é o momento de tomar decisões difíceis e cortar algumas atividades em prol dos estudos.
Esse momento é fundamental para que você se conheça e consiga ter um planejamento em longo prazo, também é importante para saber como você deverá agir em cada situação para que você consiga colocar em prática sua rotina de estudos.

 

3- Crie um cronograma de estudo
Servirá para estabelecer metas, para que possa estudar todos os dias no mesmo horário, assim você memoriza sem ficar verificando.
Verifique se há horas ou dias da semana em que você pode estudar sempre. Por exemplo, pode ser que você esteja livre todas as terças e quintas das 15 às 16 horas. Se possível, encaixe seus estudos para esse horário, pois uma rotina regular pode ajudar você se concentrar melhor e mais rapidamente em seu momento de estudo.

Divida as sessões em blocos de 30 a 45 minutos. Bloco mais curtos são mais fáceis de alocar do que os mais longos.
Se você tem um certo tempo predefinido antes de uma prova, crie um calendário regressivo.

 

3- Faça uma autoavaliação
É importante para detectar o nível em que você se encontra em cada matéria. Faça resumo das avaliações, e analise quais são as dificuldades.

 
5-Escolha um local adequado para estudar

 
Para ter boa produtividade é preciso organizar não só a rotina, mas também o ambiente em que você passará tempo se dedicando aos estudos. Nada de ler e fazer resumos cada dia em um lugar.

Deixe o sofá e a cama de lado e defina um local fixo para estudar, onde estarão todos os materiais necessários: livros, apostilas, bloquinhos de anotações, cadernos, resumos anteriores. É essencial que o local de estudos seja ordenado e limpo. Se possível, mantenha-o afastado de distrações.

6- Dedicação é tudo
Esse é o segredo para a aprovação!

Depois de montar seu plano de estudo, a dedicação é importantíssima! Você sabe onde quer chegar, já tem o caminho e agora é só seguir. Dedique seu tempo, evite distrações e não se esqueça do seu objetivo.

 

Gostou das dicas?! Comente o que achou!

Vote