Conheça os benefícios dos Chás

Os chás são poderosas fontes de nutrientes para a saúde. Dentre os inúmeros tipos, versões sabores e combinações dessa bebida, quais são os seus principais benefícios para o bom funcionamento do nosso corpo? Sempre associados à paz, equilíbrio e relaxamento mental, o consumo regular dessas iguarias também é ótima alternativa para manter o organismo ativo e a pleno vapor.

Seja bebido quente ou frio, o consumo de chás traz vantagens incríveis para o corpo. Feitos à base de ingredientes naturais, como plantas, ervas e flores comestíveis,   além de frutas e especiarias, essas bebidas são fontes de agentes antioxidantes poderosos, que protegem muito o organismo, prevenindo diversas doenças e enfermidades.

 

chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes ou pedaços de frutas na água quente. O chá gelado é o chá consumido em temperatura baixa.

A palavra chá é comumente usada para se referir também a infusões, pois o chá mesmo só são o chá preto e o chá verde, os demais são infusões. Quando preparados em casa, com folhas secas, as propriedades das plantas são preservadas. O chá gelado é uma opção de bebida muito saudável, pois possui baixo valor calórico, tem a capacidade de hidratar o corpo, refrescar e é diurética.

Cada variedade de chá adquire um sabor definido de acordo com o processo de produção utilizado, que pode agregar oxidação, fermentação, e o chá também pode ser incrementado com outras ervas, especiarias e frutos.

Alguns estudos afirmam que o chá tem substâncias importantes para o organismo, pois aumenta o metabolismo, ajuda na prevenção do câncer, auxilia na imunidade, reduz o mau-hálito, alivia o estresse, e tem efeitos positivos no organismo de portadores de HIV. No entanto, a maioria dos estudos ainda está em fase inicial, ou seja, é melhor observar estes benefícios com cautela.

Apesar das afirmações de benefícios à saúde, o chá também pode surtir efeito contrário. Se consumido em excesso, mal conservado ou mal preparado, o chá pode causar prejuízos à saúde. O chá possui naturalmente fluoretos, cafeína, e oxalatos, que podem causar osteoporose, artrite, câncer, doenças do sono e doenças renais, se ingeridos em quantidades abusivas.

O chá é um excelente alimento a ser incorporado numa dieta balanceada, mas como todo alimento, deve ser consumido de forma equilibrada e em quantidade moderada.

Comente o que achou!

Vote