Dia dos Namorados- 6 dicas para evitar fraudes

Dias namorados batendo na porta e sabemos o quanto presentear a pessoa que você ama, é saber os seus direitos (e deveres) após comprar um produto ou serviço. Por isso, nós separamos algumas dicas apenas para evitar fraudes na hora de efetuar as compras.

A primeira coisa a se fazer, seja virtual ou presencialmente, é pesquisar. Dentro de suas possibilidades financeiras, tenha certeza se realmente é necessário fazer parcelamentos e, principalmente, de lembrar de pedir desconto caso o pagamento seja feito em dinheiro

1.Fique atento aos produtos em exposição, todos os itens devem apresentar seus preços de forma clara. Os produtos expostos na vitrine e no interior da loja devem exibir o preço à vista, a prazo e a taxa de juros aplicada.

2.O lojista deverá exibir, em local de fácil acesso, as formas de pagamento aceitas pelo estabelecimento.

3.Caso o presente escolhido seja um eletrônico ou eletrodoméstico, o consumidor deverá testar sempre que possível o funcionamento do produto na loja. Quando o produto for entregue em casa, deve-se somente atestar o recebimento após conferir o perfeito estado do mesmo.

4.Na compra de produtos em promoção, o consumidor também tem seus direitos garantidos. É comum que cartazes nas lojas informem que produtos comprados na promoção não podem ser trocados, mas se o produto apresentar defeitos, o consumidor tem direito a reparação ou a restituição do valor pago. Todo produto ou serviço tem garantia legal, segundo o CDC.

5.Não pode ser exigido um valor mínimo para a utilização do cartão de crédito. Entretanto, o lojista poderá determinar valores mínimos para parcelamento.

6.Independente do presente escolhido, a nota fiscal deve ser exigida, pois ela é essencial para a troca, garantia e eventual reclamação.

Trocas

Antes de concluir a compra, o consumidor deverá se informar se a loja aceita trocas e verificar as condições para realizá-la. Essa informação é muito importante, pois as lojas não são obrigadas a trocar produtos sem defeito simplesmente porque não agradou.

Se a aquisição acontecer pela internet, o cliente tem até  7 dias – a partir da compra ou recebimento do produto -, para desistir do produto e receber o valor pago de volta.

Vote