Dicas para enfrentar o calor

Leitura em áudio:
Temperaturas altas, umidade relativa do ar baixa…  O calor não vai embora tão cedo. O jeito, então, é seguir essas dicas!

 

1- Hidrate-se

A primeira dica e a principal delas é a hidratação. No tempo quente, você acaba perdendo muito líquido e sais minerais através da transpiração, sendo muito importante repor o que foi perdido. Lembre-se de beber muito líquido, principalmente se você trabalha em locais abertos e fica constantemente exposto ao calor do sol.

2- Alimentação

Quando o assunto é alimentação, escolha alimentos leves, como frutas e legumes. Se no seu prato não pode faltar carne, por que não escolher um peixe? Evite comer alimentos com muita gordura ou frituras.

Obs: Lembre-se de que o calor estraga mais rapidamente os alimentos, então conserve adequadamente seus pratos. Se você leva comida para o trabalho ou pretende levar um lanchinho para a praia, lembre-se de colocá-los em sacolas térmicas.

3- Troque as lâmpadas incandescentes

Há alguns anos já vem se falando sobre as vantagens de trocar as lâmpadas incandescentes – também chamadas de lâmpadas “quentes” – por lâmpadas brancas, ou “frias”. Nos últimos tempos, inclusive, foi lançada no mercado a lâmpada de LED, ainda mais econômica e durável que as lâmpadas brancas convencionais. Essa troca também ajuda a diminuir o calor dentro de ambientes fechados, uma vez que as lâmpadas incandescentes geram muito mais calor que as demais.

4- Use truques para umidificar o ar interno

Vale tudo para deixar o ar menos “seco”, principalmente na hora de dormir. Utilize recipientes cheios de água fresca em cada ambiente da casa – só tome cuidado caso tenha filhos pequenos, porque mesmo pouca quantidade de água pode ser o bastante para que uma criança se afogue. Outra boa opção é encharcar toalhas de banho e espalhá-las pela casa, no espaldar de cadeiras e nas portas dos armários, por exemplo.

5- Condicione o ar você mesma

Um ventilador ligado com uma garrafa d’água congelada bem em frente é uma maneira simples e eficaz de fazer circular ar frio pelo ambiente, sem precisar ligar o condicionador de ar.

6- Desconecte-se

Literalmente, queremos dizer. Aparelhos eletrônicos liberam calor, até quando estão desligados. Tirando o máximo de aparelhos possível da tomada, você irá diminuir a quantidade de calor liberada e ainda economizar energia (porque não tá fácil pra ninguém, né?).

E você, também tem algum truque para enfrentar o calor? Compartilhe com a gente!

Vote