Nova orla do Boqueirão

Leitura em áudio:

 

A nova orla do Boqueirão foi entregue à população nesta sexta-feira (21/09). O novo trecho de ligação entre Centro e Barra de Maricá, que a partir de agora passa a se chamar “Orla Zé Garoto” foi totalmente Revitalizada e arborizada, com rampas de acessibilidade e redutores de velocidade (traffic calmings). A cerimônia contou com o prefeito Fabiano Horta e o secretário de Obras Renato Machado, demais secretários e vereadores.

As intervenções no Boqueirão iniciaram em maio logo após a inauguração do calçadão da Barra de Maricá. Construída com recursos próprios, o local ganhou faixas-guia para deficientes visuais e iluminação específica, faixa de areia, com quadra de vôlei e palhoças. Também foi construída uma encosta de grama com duas rampas de acesso, uma delas para a entrada de jet-skis no espelho d’água com quatro luminárias. Além disso, foram instalados dois chuveiros sobre uma plataforma de madeira. Próximo à ponte, foi feita uma contenção com pedras e cimento.

Fabiano Horta explicou a homenagem feita a São Gonçalo “isso mexe com os humores e quem descobriu isso aqui antes do maricaense, na dimensão do uso, na dimensão da estada, foram os visitantes de São Gonçalo e de Itaboraí. (…) Quando nós resolvemos nomear essa orla como nome Zé Garoto, foi para dizer para as pessoas e para nós mesmo que o mundo é de todos. Essa lagoa pertence ao território de Maricá, mas ela deve, tem e pode ser usada por todos os habitantes do Rio de Janeiro e o gonçalense é o que mais usa e merece o nosso reconhecimento com essa homenagem”, explicou Fabiano, parabenizando em seguida São Gonçalo pelo seu 128º aniversario comemorado neste sábado (22/09).

O local, entre a ponte do Boqueirão e a rotatória da entrada de Zacarias, ganhou sinalização vertical com pintura da ciclofaixa, além do recapeamento do trecho. Para ampliar a segurança dos moradores e visitantes, as secretarias de Segurança, Ordem Pública e Trânsito e de Obras instalaram dois traffic calming – duas faixas elevadas para travessia de pedestres e que obrigam os condutores a reduzirem a velocidade. Os redutores foram colocados em frente a nova faixa de areia e próximo à placa de boas vindas da região.

Serviço:

Inauguração da nova orla do Boqueirão

Avenida Ivan Mundin

Vote