O que é saúde mental?

A saúde mental e a saúde física são duas vertentes fundamentais e indissociáveis da saúde

Nos últimos anos ouvimos falar bastante sobre qualidade de vida, saúde, alimentação e hábitos saudáveis, cuidados com o corpo, etc. Isto tudo é muito importante e com certeza devemos estar atentos, mas não podemos nos esquecer de cuidar da saúde mental.

Estima-se que em cada 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, num ou noutro momento da vida, de problemas de saúde mental e que cerca de 12 tenham uma doença mental grave.
A depressão é a doença mental mais frequente, sendo uma causa importante de incapacidade.
Em cada 100 pessoas, aproximadamente, 1 sofre de esquizofrenia.

A saúde mental influência o indivíduo como um todo e quando não estamos bem mentalmente, podemos acabar se prejudicando socialmente. É sempre bom se compreender para que possamos nos cuidar.

A falta de saúde mental afeta nosso organismo, seja de forma leve ou de forma grave. Existem situações em que uma dor emocional muito grande, que é difícil suportar e que não temos com quem dividir, torna-se uma dor física, cuja causa os exames médicos não descobrem.

Outras vezes não sentimos dor, mas sentimos um mal-estar, cansaço, fome, fraqueza, porque algo nos falta, a carga emocional é grande, chegando a cansar o corpo físico, nos deixando sem ânimo para nada. O oposto também acontece, deixando nossa mente agitada, acelerada, impedindo-nos de relaxar e dormir, causando problemas maiores ainda.

Por estes e outros fatores, devemos cuidar de nossa saúde mental,cuidar de nossas emoções, estar de bem com quem somos, buscar o autoconhecimento e a autoaceitação, pois tudo isso influencia a nossa autoestima e a saúde em geral.

Falsos conceitos sobre a doença mental
As pessoas afectadas por problemas de saúde mental são muitas vezes incompreendidas, estigmatizadas, excluídas ou marginalizadas, devido a falsos conceitos, que importa esclarecer e desmistificar, tais como:

  • As doenças mentais são fruto da imaginação;
  • As doenças mentais não têm cura;
  • As pessoas com problemas mentais são pouco inteligentes, preguiçosas, imprevisíveis ou perigosas.

 

Estes mitos, a par do estigma e da discriminação associados à doença mental, fazem com que muitas pessoas a tenham.

Cuidar e apoiar alguém que sofre de depressão ou qualquer outro problema mental, pode ser um desafio, por isso é importante tomar providências para cuidar do seu próprio bem-estar.

Esteja atento ao seu redor, talvez alguém possa estar precisando de ajuda!

 

Comente o que achou do post, e compartilhe com alguém que precise ler!

Vote