Pão integral

Essa receita em como base, apenas um tempo de crescimento e sem necessidade de ser sovado, qualquer pessoa pode preparar em casa rapidamente.

leitura em áudio:

 

Ingredientes 

Serve: 1 pão grande (14 porções)

  • 450 g de farinha de trigo integral para pão
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
  • 1 colher (chá) de açúcar mascavo ou mel claro
  • 450 ml de água morna
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo branca para polvilhar

 

Modo de preparo
Preparo: 40mins  ›  Cozimento: 40mins  ›  Pronto em:1hora20mins 

  1. Unte levemente uma forma de pão com capacidade para 900 g ou forre-a com papel-manteiga. Reserve-a num local aquecido enquanto prepara a massa.
  2. Numa tigela grande, peneire a farinha e o sal, incluindo o farelo que restar na peneira. Acrescente o fermento seco e faça um buraco no centro. Misture o açúcar ou mel à água morna e despeje-a no buraco feito na farinha.
  3. Usando as mãos ou uma colher de pau, misture tudo e bata vigorosamente por cerca de 2 minutos ou até a massa desprender-se dos lados da tigela. Ela estará bem mole e pegajosa.
  4. Transfira a massa para a forma já preparada, cubra com um pano de prato úmido e deixe fermentar num local aquecido por cerca de 30 minutos ou até a massa ter crescido até quase a borda da forma.
  5. Próximo ao fim do tempo de crescimento, preaqueça o forno a 200°C. Descubra a massa e polvilhe uniformemente a superfície com um pouco de farinha. Asse por 30 a 40 minutos ou até o pão ter crescido bem e estar dourado. Ao tirá-lo da forma ele deve parecer leve e produzir um som oco quando você bater com os dedos na sua base.
  6. Desenforme o pão e, se necessário, devolva-o ao forno por mais 5 minutos para endurecer as laterais e a base. Ponha-o numa grade metálica para esfriar. Conserva-se por até 5 dias.

 

Importante para a saúde

O pão integral fornece mais vitaminas do complexo B e fibras alimentares que o pão preparado com farinha de trigo branca. • O fermento é especialmente rico em folato e contém quantidades mínimas de várias outras vitaminas do complexo B.

Dicas para uma alimentação saudável!

 

 

Vote