Vale a pena fazer faculdade?

Leitura em áudio:

Parece um pergunta simples; Enem, vestibulares, Passa porte Universitário… O ano está cheio de oportunidades!

No decorrer de seus estudos no ensino médio, muitos alunos começam a se questionar acerca da importância da educação universitária. Afinal, eles estão apenas a alguns passos do ensino superior. Em grupos de amigos, é comum os estudantes fazerem perguntas como “por que a faculdade é importante?”, “que benefícios ela trará para a minha vida pessoal e profissional?” e “o que eu realmente vou ganhar estudando por mais alguns anos?”.

A resposta para todas elas é bem simples: porque o mercado de trabalho atual oferece mais oportunidades para as pessoas graduadas do que para aquelas que não receberam uma educação superior. Mas esta resposta pode não ser suficiente para sanar a questão. Por isso, resolvemos listar nesse post algumas razões pelas quais a faculdade é tão importante para a carreira de qualquer estudante que esteja saindo do ensino médio. Confira:

Auxilia na conquista de um bom emprego
Pessoas que cursam uma faculdade têm acesso a profissões que oferecem melhores salários e benefícios. Profissões ligadas à medicina, advocacia, engenharia e pedagogia, por exemplo, exigem um curso superior na área.

Proporciona uma maior tranquilidade na carreira
Para muitos, a palavra “faculdade” é sinônimo de segurança. Isso porque é muito mais fácil para uma pessoa com diploma universitário encontrar um emprego e ser promovida no decorrer da sua carreira do que aquela que não o possui.

Oferece uma visão mais ampla do mercado
Na faculdade, o aluno adquire uma visão mais ampla tanto da sua área quanto do mercado. Com isso, ele pode elaborar melhores trabalhos e formar uma opinião mais sólida acerca dos temas ligados à sua profissão, o que pode destaca-lo em uma entrevista de emprego.

Enriquece o indivíduo culturalmente
A faculdade expõe o indivíduo a uma variedade de pessoas com origens, gostos e culturas diferentes. A convivência com elas por muitos anos o fará aceitar as diferenças de cada ser humano. E isto, sem dúvidas, será muito importante para a sua carreira.

Assegura uma maior estabilidade financeira
Uma pessoa que investe tempo e recursos cursando uma faculdade muito provavelmente irá ganhar melhores remunerações no futuro do que aquele indivíduo que não fez esse investimento. Com cursos de pós-graduação, ele pode ter remunerações ainda maiores.

Expande a mente do estudante
Como na faculdade o estudante irá obter novos conhecimento e habilidades, sua mente acabará sendo expandida. O amplo conhecimento que ele irá adquirir poderá melhorar o seu poder de racionar, de analisar, de se expressar e de tomar decisões importantes.

Estimula a aquisição de hábitos
Os estudantes universitários adquirem na faculdade hábitos que lhes serão úteis para o resto de suas vidas. Entre os principais, podemos citar o hábito de ler, estudar, se autodisciplinar e se relacionar de forma adequada com outros indivíduos.

Mas, também existe alguns obstáculos…

Falta de tempo para estudar

Se você já tem uma rotina de trabalho, pode ser complicado ter que frequentar uma sala de aula todos os dias. Uma boa alternativa é o Ensino a Distância (EAD).

Existem diversas opções de cursos de graduação online. Alguns exigem que o aluno frequente aulas uma vez por semana, outros funcionam quase inteiramente a distância, com apenas alguns encontros presenciais ao longo do semestre.

A faculdade não cabe no orçamento

Uma das formas de economizar com a faculdade é procurar as instituições públicas de ensino (universidades federais, estaduais ou municipais). Se você já tentou e não conseguiu uma vaga, existem outras alternativas.

Em universidades particulares você pode tentar uma bolsa de estudo ou um financiamento estudantil para ajudar a pagar as mensalidades. Você pode buscar estes benefícios diretamente na universidade ou participar dos programas do Governo Federal destinados a pessoas de baixa renda:

  • Com o ProUni é possível conseguir bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%) em faculdades particulares.
  • Através do FIES é possível financiar o curso em uma faculdade particular e começar a pagar a dívida só depois de formado.

Para se inscrever nestes dois programas é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos são selecionados a partir da nota que obtiveram neste exame. É necessário também cumprir requisitos de renda.

 

Confira a primeira listagem com o nome dos candidatos, em ordem alfabética, aptos e não aptos a participarem do Programa Passaporte Universitário.

Conte nos a sua opinião!

 

Vote