Veja quais são as Profissões do Futuro

Se você está no início de sua vida profissional, provavelmente tem dezenas de indecisões fervilhando em sua cabeça e já percebeu como os empregos tradicionais podem sofrer mudanças drásticas em alguns anos. É difícil escolher uma profissão, ainda mais se você está entrando no mercado agora. Como escolher o que você quer fazer para o “resto da vida”?! 2019 tem sido um ano surpreendente, estão nascendo diversas profissões. Pode ser também que você já tenha uma carreira, mas quer se atualizar sobre as mudanças do mercado de trabalho.

Os cursos online têm representatividade em buscas na internet e algumas áreas se destacam. Isso por serem mais acessíveis ao público, pelo custo benefício, sua flexibilidade e sua grande variedade de opções.

Mesmo com a extinção de algumas carreiras, outras serão criadas para suprir novas necessidades. São elas:

 Desenvolvedores de softwares: são e ainda serão, por muito tempo, profissionais valorizados no mercado, pois fazem parte do grupo que cria os novos sistemas que automatizam processos.

 Especialistas em Experiência de Usuário/Cliente: existem algumas variações para esse profissional no mercado, como Customer Success ou na tradução literal, Sucesso do Cliente. A função desse profissional é fazer com que o cliente tenha toda a assessoria necessária de algum produto/serviço contratado

Professor online: o ensino EAD tende a se expandir nos próximos anos e os professores começaram a enxergar o modelo de sala de aula virtual, que possibilita maior alcance de alunos. Essa é uma grande aposta para escalar os ganhos dos profissionais que vivem de transmitir conhecimento. O mercado de criação de cursos online  está cada vez mais especializado e disseminado.

Coaching: o coaching é o profissional que ajuda outras pessoas a evoluírem em diversas áreas de suas vidas, mas principalmente, em suas carreiras.

 Engenheiro ambiental: o meio ambiente tem sofrido alterações drásticas nos últimos anos e esse profissional será cada vez mais essencial entre as profissões do futuro.

 Engenheiro hospitalar: a tecnologia em hospitais também evolui e novos aparelhos surgem para facilitar tratamentos, cirurgias e o dia a dia de profissionais da saúde. E é por isso que o engenheiro hospitalar está escalado entre as profissões dos próximos anos.

 Segurança da informação: será o profissional que assegurará que toda a informação digital de determinada empresa ou instituição não seja burlada ou invadida.

Gestor de resíduos: a produção de resíduos vem aumentando consideravelmente, principalmente do tipo sólido, gerando a necessidade de uma gestão dessa matéria sendo produzida massificamente.

Gestor financeiro: esse profissional é e será por muitos anos imprescindível para que as pequenas e grandes empresas consigam administrar seu dinheiro e manter suas contas no azul. Por mais que existam inteligências que façam cálculos melhor que humanos, essa posição ainda envolve decisões que computadores ainda não são capazes de fazer.

O objetivo para os próximos anos é pensar nas carreiras que envolvam criatividade e relacionamento. Agora pare, e pense na sua!

Compartilhe com a gente suas ideias!

Vote