Você já pode se preparar para o Enem 2019

Leitura em áudio:

 

O Enem já tem data marcada: dias 3 e 10 de novembro deste ano. O Inep, órgão do MEC responsável pelo Exame, divulgou as datas antecipadamente, em fevereiro, embora o edital oficial esteja previsto para março. Ainda que a prova só vá ocorrer no final do ano, você já deve se preparar para o Enem 2019. Não importa se é sua primeira vez, se você já fez como treineiro, ou se já tentou “pra valer” algumas vezes, o quanto antes você começar sua preparação, mais capacitado estará para fazer a prova!

Então, para ter uma noção de como vai ser o Enem 2019, confira o que precisa saber sobre a prova:

Como é a prova do Enem?

A prova do Enem testa as habilidades dos candidatos em quatro áreas do conhecimento, são elas:

Ciências Humanas – História, Geografia, Sociologia e Filosofia;
Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química;
Matemática e suas tecnologias;
Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Além disso, você terá que produzir uma redação do gênero dissertativo-argumentativo, contendo uma proposta de intervenção para o problema abordado no texto. A redação deve ter, no mínimo 8 linhas e, no máximo, 30.

O Exame é dividido em 2 dias. Desde 2017, acontece em dois domingos seguidos. No ano de 2018, o primeiro dia teve cinco horas e meia para responder 45 questões de Ciências Humanas e 45 de Linguagens e ainda fazer a redação. Já no segundo dia, foram cinco horas e meia para 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.

Quando acontecerá o Enem 2019?

O Inep ainda não divulgou as datas em que o Enem 2019 será realizado. No entanto, podemos acreditar que vai acontecer no início de Novembro, baseado nos dias das últimas edições do Exame:

2018 – 4 e 11 de Novembro
2017 – 5 e 12 de Novembro
2016 – 5 e 6 de Novembro

Quando vou poder me inscrever pro Enem 2019?

As datas de inscrição para o Enem 2019 também não foram divulgadas, mas podemos usar como base o períodos dos últimos anos:

  • Inscrições Enem 2018 – 7 a 18 de Maio
  • Inscrições Enem 2017 – 8 a 19 de Maio
  • Inscrições Enem 2016 – 9 a 20 de Maio

Ou seja, vale deixar anotado no calendário para, em Maio, já ficar ligadinho nas notícias e não perder as inscrições!

Acompanhamento das notícias

Para ter bons argumentos na redação e resolver com facilidade as questões contextuais que o Enem costuma cobrar, você deve acompanhar periodicamente as notícias. É o que se chama de repertório sociocultural

Ler um ou dois sites de notícias periodicamente também ajuda. Se você não tem o hábito de acompanhar portais, experimente começar lendo uma única matéria por dia. Com o tempo, você vai se inteirar dos assuntos e as leituras vão ficando mais fáceis. Ter uma rotina, via de regra, ajuda a criar e manter bons hábitos.

São práticas simples, mas que fazem muita diferença no longo prazo. Afinal, ninguém aprende de uma hora para outra. O estudo é um processo lento e contínuo, e a dedicação vai premiar você com o melhor presente de todos: a tão sonhada aprovação na universidade.

O Enem 2019 vai ser igual ao Enem 2018?

Não é tão simples afirmar isso. Do ano de 2016 para o ano de 2017, o Enem viveu uma série de mudanças, como a mudança dos dias de prova, que deixaram se ser em dois dias seguidos, no final de semana, e passaram a ser em dois finais de semana diferentes, aos domingos.

Além disso, houve mudança nas áreas do conhecimento. Antes, o primeiro dia contemplava as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, quanto o segundo ficava com Linguagens, Matemática e Redação. A partir de 2017, o primeiro dia passou a ser de Ciências Humanas, Linguagens e Redação, enquanto o segundo ficou com Ciências da Natureza e Matemática.

Já de 2017 para 2018, a grande mudança foi na inclusão de meia hora a mais no segundo dia de prova, que passou de cinco horas e meia para seis.

Por isso, a expectativa é que o exame de 2019 se mantenha no mesmo modelo, com apenas alguns ajustes, como foi o do tempo do segundo dia.

Inscrições para o Pré-Enem abrem no próximo dia 18/03! Fiquem atentos.

Conta pra gente como está as expectativas para o Enem 2019!

 

 

Vote